Centro Ciência Viva de Vila do Conde   Mapa do Site   English Version
Pesquisa 

Ciência na Praia

31-07-2005 19:28:00












984 visitas foram feitas às nossas actividades na Praia das Caxinas, em Vila do Conde, efectuando as actividades de astronomia, biologia e química inseridas nesta actividade do “Ciência Viva na Praia”.

Com a activa participação de vários jovens exímios “pescadores”, dezenas de exemplares de mais de 20 espécies diferentes características da nossa flora e fauna costeira foram capturados, para irem habitar o aquário de água salgada do Centro.
Foi também feita a sua identificação, salientando-se aspectos da sua morfologia e outras características (alimentação, locomoção, habitat).
Um melhor conhecimento da locomoção foi obtido através da "Corrida no Mar", onde várias espécies se alinhavam na grelha de partida para ver quem chegava primeiro à meta: em geral, ganhavam os caracóis do mar e os caranguejos, mas estes tinham que ser colocados de lado...

Além disso os mais jovens muito apreciaram a reconstrução do que viram na iniciativa "Dá vida à nossa poça de maré", tendo construído ouriços, estrelas-do-mar, mexilhões, e muitas mais espécies em massa de moldar sendo posteriormente pintados a rigor.

Os cinzeirões com o empréstimo de cinzeiros de praia aos veraniantes foram também bem recebidos. Afinal "Beata na Areia, não! Só no cinzeirão...!"

O nosso amigo "Zé Pintas" marcou mais uma vez a sua presença, mostrando como nos podemos proteger do escaldão. Afinal, as regras são simples e a sombra ainda continua a ser a protecção mais eficaz...e a mais barata.

Mas a grande novidade do verão foram os petiscos feitos ao Sol, no nosso forno solar: ninguém ficou indiferente ao poder do sol em cozinhar os alimentos (e gratuitamente...) nem ao sabor das pizzas ou bolos que nele foram confecionados!

Actividades com cores, com a chama de uma vela ou uma luva que se auto-insufla são as “brincadeiras” que propomos para aprender vários conceitos sem quase dar por isso…

Quanto ao Sol, apresentou-se este ano parco em manchas solares… O estudo da sombra projectada por uma vara ao longo permitiu a determinação da variação da altura do Sol ao longo de um dia, bem como a determinação da nossa latitude e longitude. Mais popular, contudo, tem sido a construção de quadrantes e relógios de Sol, que são guardados como recordação daquele que esperamos ter sido um dia de verão bem passado na companhia da ciência.

Número de visitantes




ACTIVIDADES PROPOSTAS


LOCAL: Praia de Caxinas, Vila do Conde, junto à Igreja do N. Sr. dos Navegantes.

Horário: 1 a 14 de Agosto, das 10:00H às 17:00H.

Sensibilização Ambiental

"Beata" no chão, NÃO! Só no CINZEIRÃO...!
Diariamente

Empréstimo de cinzeiros de praia para os banhistas fumadores. Sensibilização para a limpeza da praia.



Faça Praia, não Faça Lixo!

Brigadas de sensibilização para a limpeza da praia.Recolha de lixo no areal (a ser reciclado)!

DATAS:
11, 12 e 13 de Agosto, às 10:30H

Diz NÃO ao ESCALDÃO!...com o Zé Pintas
Diariamente.

Brinca e aprende com o Zé Pintas os cuidados a ter com o Sol para dizer não ao escaldão...

A Vida numa Gota de Água
Diariamente

Observação microscópica de uma gota de água. Identificação de microrganismos.


A Praia (com) Vida
Visita à zona do Intertidal (poças de maré) com observação, identificação e eventual recolha de espécies marinhas.
Algumas dessas espécies marinhas serão encaminhadas para o aquário de água salgada do Centro de Ciência Viva de Vila do Conde e as restantes devolvidas à vida marinha.
Das espécies recolhidas será feito um registo fotográfico para posterior dinamização de uma actividade de expressão plástica "Dá Vida à nossa poça de maré".

DATAS:
08-08-2005 10:30:00
09-08-2005 11:00:00
10-08-2005 11:30:00

Corrida no Mar
Já imaginou uma corrida entre búzios, anémonas, caracóis do mar e lapas? Quem ganhará?

DATAS:
08-08-2005 11:30:00
09-08-2005 12:00:00
10-08-2005 12:30:00



Dá vida à nossa poça de maré
Será feito um trabalho colectivo de expressão plástica onde o objectivo é criar uma réplica da vida existente numa poça de maré. Esta actividade está interligada com a iniciativa "A praia (com) Vida"

DATAS:
11-08-2004 14:00:00
12-08-2004 14:00:00
13-08-2004 14:00:00


Petiscos solares
Diariamente

Venha ver um forno solar cozinhar de forma saudável e...gratuita!

A Nossa Estrela: o Sol
Diariamente

Observação de manchas solares, construção de relógios de Sol, medição da altura do Sol através de da sombra de uma vara, construção de astrolábios, variação da altura do Sol ao longo de um dia, determinação da latitude e da longitude do local.

Análises da Água

Análises Físico-Químicas
Diariamente às 11:00

Recolha e análise da água balnear.
Determinação de parâmetros físico-químicos, tais como: temperatura, pH, salinidade, condutividade, amónia, nitratos, nitritos e respectiva comparação com a legislação existente.

Traga a água do seu poço, nós analisamo-la por si!


Análises Bacteriológicas

Serão efectuadas recolhas de água do mar, sendo as análises realizadas no Laboratório do CCV de Vila do Conde. Os tipos de microorganismos analisados serão: coliformes fecais, coliformes totais e estreptococos fecais.
Os resultados serão divulgados no dia seguinte.

DATA:
9-08-2004 às 10:00H e 14:00H

Valores médios obtidos nos parametros físico-químicos medidos da água do Rio Ave e do Mar


[Imprimir]