Centro Ciência Viva de Vila do Conde   Mapa do Site   English Version
Pesquisa 

Ciência Viva no Verão 2011

06-07-2011 15:38:00

Edição de 2011 (15 de Julho a 15 de Setembro)

Neste Verão leve a Ciência na bagagem. Visite o interior de uma barragem, siga os trilhos do lobo ibérico, desça a uma mina e fique a ver estrelas com os amigos e a família com a Ciência Viva no Verão. São milhares de actividades gratuitas em todo o país, sempre na companhia de especialistas. Uma iniciativa Ciência Viva, em colaboração com instituições científicas, museus, Centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas. Este ano, a Ciência vai também aos Castelos, com uma série de novas actividades científicas em castelos portugueses por todo o país.

As inscrições nas actividades já estão abertas.


PROGRAMAÇÃO DO CCV DE VILA DO CONDE


Biologia no Verão


A Praia de Caxinas (com) Vida

Visita à zona do Intertidal com observação directa e manuseamento de seres vivos tendo em vista a aprendizagem das suas características biológicas, identificação dos seres vivos das poças de maré com base nas suas características morfológicas e ecológicas e ainda sensibilização dos participantes para a fragilidade da área e para a importância de a preservar.

18| Julho 11:15
1|Agosto 10:30
2|Agosto 11:15

Ponto de encontro: Praia de Caxinas, em frente ao mercado.



Descobre os Anfíbios e os Répteis de Vila do Conde

A recém criada Reserva local do Litoral Sul de Vila do Conde preserva uma diversidade impressionante de anfíbios e répteis. Várias espécies de sapos, rãs, salamandras, tritões, cobras e lagartos encontram ainda o seu espaço neste ecossistema. Participa nesta actividade e podes observar alguns destes animais e aprender sobre a sua biologia e conservação!

20| Julho 18:00

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Nota: Trazer roupas e calçado confortáveis e lanterna (obrigatória).
A actividade será realizada por Vasco Flores Cruz, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP).



Répteis com História!

Venha conhecer os répteis do Castro de S. Paio! Nesta pequena formação granítica cheia de história habitam seres muito anteriores à instalação dos nossos antepassados neste local: os répteis. Durante a actividade podes descobrir mais sobre a sua biologia e observar verdadeiros dragões e serpentes que, assim como dantes, ainda hoje inspiram curiosidades e medos!

10| Setembro 17:00

Ponto de encontro: Castro S. Paio - Labruge

Notas:
Trazer roupas e calçado confortáveis e binóculos. A actividade será realizada por Vasco Flores Cruz, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP).



Cepaea sob investigação. Procura-se: vivo ou morto.

Saída de campo nocturna para observação de caracóis Cepaea nemoralis. Contagem e registo dos diferentes morfos observados. Os resultados serão integrados num mega-estudo em Biologia Evolutiva, que está a ser realizado, simultaneamente, em 14 países europeus.

27| Julho 21:00
10| Agosto 21:00

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Vila do Conde



Pharmacia Jardim

Venha criar uma caixa de “primeiros socorros”, recorrendo a algumas plantas com propriedades medicinais.

30| Julho 15:00

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Vila do Conde



Jardim de Aromas

Venha criar uma caixinha de aromas, recorrendo a algumas plantas com propriedades aromáticas, que poderá utilizar para aromatizar deliciosas receitas.

6| Agosto 15:00

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Vila do Conde



Jardim Sabão!

Seleccione o que de melhor a natureza lhe oferece, para a higiene e limpeza da sua casa, e tenha-os sempre junto a si.

7| Agosto 15:00

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Vila do Conde




Astronomia no Verão


Sta Clara, à luz do Luar!

Sendo este local uma enorme varanda panorâmica sobre Vila do Conde, à noite revela outros pormenores de rara beleza. Venha observar o céu nocturno.

18| Julho 21:00

Ponto de encontro – junto ao Mosteiro de Santa Clara.



Nau Quinhentista, à luz do Luar!

Na zona ribeirinha de Vila do Conde, junto à réplica da Nau Quinhentista, venha observar o céu nocturno, que há muitos anos orientou os nossos navegadores

6| Agosto 21:00

Ponto de encontro – junto à Nau Quinhentista




Geologia no Verão


Na Senda do Ouro Negro

Este percurso parte da tradicional aldeia de Covelo de Paivô rumo à aldeia de Regoufe. Próximo da aldeia é possível visitar as ruínas e galerias do Complexo Mineiro da Poça da Cadela, onde o volfrâmio era extraído pela Companhia Inglesa em plena 2a Grande Guerra Mundial. É um percurso com elevado interesse mineiro, cultural, geológico e, por conseguinte, geoturístico.

26| Julho 9:00
09| Agosto 9:00
06| Setembro 9:00

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Nota: Os participantes deverão trazer uma refeição leve para o almoço.
Trazer roupas e calçado confortáveis.
Regresso previsto para as 17:00
[Imprimir]